quarta-feira, 23 de novembro de 2016

sábado, 12 de novembro de 2016




Tirei esta foto da natureza pouco vista hoje nas cidades urbanas.
essas fotos foram tiradas no condomínio colorado Granja Santa Terezinha na entrada da cidade de Chácaras, lugar onde passei os dias 01/ 02 e 03 de Novembro de 2016 com os alunos e professores da Escola no qual faço estagio foram dias maravilhosos com uma energia maravilhosa, cenários maravilhosos com esta natureza esplendorosa que não há vejo a muito tempo.
Escolhi postar essas fotos por ser um lugar um pouco distante mais com uma paisagem maravilhosa na qual me inspirei bastante.
Kennedy Farias

sexta-feira, 11 de novembro de 2016


Cachoeira dos Menezes - Chácara-MG

A Cachoeira dos Menezes se localiza na cidade de Chácara- MG próximo a Juiz de Fora.
A Cachoeira é uma opção de lazer para quem gosta de se refrescar nesse calor.

Postado pela aluna: Pâmela Wenzel Octaviano


Os primeiros relatos sobre a região datam de 1692. O "Monte de Ebitipoca" foi citado pelo padre João de Faria Fialho e, já no século seguinte, a região possuía mais de 5 000 moradores em decorrência da procura pelo ouro. Após a descoberta do mineral na antiga Vila Rica, atual Ouro Preto, houve um grande êxodo da região e apenas a população mais humilde permaneceu no local.

Durante o século XVIII, a região de Conceição do Ibitipoca, assim como outros locais próximos, se constituiu em rota de contrabando do ouro, através de um caminho que partia de São João Del Rei, passava porSanta Rita de Ibitipoca, por Conceição do Ibitipoca, pela área do Rio do Peixe, Lima Duarte, prosseguindo para Rio Preto e depois para Paraíba do Sul.

Em Conceição de Ibitipoca, nasceu o cônegoManoel Rodrigues da Costa, importante figura que veio a se destacar na Inconfidência Mineira.

No século XIX, acredita-se que não houve grandes modificações na realidade de Conceição do Ibitipoca. Devido à ascensão do povoado do Rio do Peixe, Conceição do Ibitipoca foi tornando-se uma localidade remota, ficando relativamente esquecida. Porém, deve-se destacar a criação da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Ibitipoca e a integração do distrito ao município de Lima Duarte.

Embora sem grande expressão econômica ao longo da história de Minas Gerais, a região de Conceição do Ibitipoca atraiu cientistas e viajantes estrangeiros, pelas peculiaridades de sua paisagem e de sua flora. Em 1822, o botânico Auguste de Saint-Hilaire assim descreveu a localidade: " … atravessamos primeiro a vila de Ibitipoca, que conhecia mal e julgava ainda mais insignificante do que realmente é. Fica, como já expliquei, situada numa colina e se compõe de uma pequena igreja e meia dúzia de casas que a rodeiam, cuja maioria está abandonada, além de algumas outras, igualmente miseráveis, construídas na encosta da outra colina. Não estranha, pois, que inutilmente haja eu procurado, ontem, nesta pobre aldeia, os gêneros mais necessários à vida."

Colégio Academia

O colégio Academia de Comércio é uma edificação localizada no centro da cidade de Juiz de Fora. Inaugurada em 1894. Foto tira em 2015 por Fernanda Iunes Salles Esteves

Estádio Municipal Radialista Mário Helênio

Estádio Municipal Radialista Mário Helênio



Sobre: Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, também conhecido como Municipal de Juiz de Fora por pertencer a Prefeitura do Município, Batizado originalmente de Estádio Regional, teve seu nome alterado em homenagem à Mário Helênio, que foi considerado o maior radialista esportivo da cidade. Inaugurado em 30 de Outubro de 1988, com capacidade de mais de 30 mil pessoas.


Sua Localização: Av. Eugênio do Nascimento, 10, Dom Orione - Aeroporto


Aluna: Ceryca Julia Moreira Barbosa

Vista Mirante BR040

Bianca de Oliveira Nascimento, 2ped pedagogia.
Localizado as margens da BR 040, bem próximo ao trevo da entrada de Juiz de Fora. Lugar agradável para ir com crianças,soltar pipas, passear com cachorros, tomar uma água de coco e desfrutar de um belo visual. Quem for mais no final da tarde poderá visualizar um belo por do sol nas montanhas de minas.

Morro do Cristo - Juiz de fora/MG

Visual de Juiz de Fora, visto pelo morro do cristo.
Tamires Oliveira, 2ped pedagogia.

Igreja divino Espirito santo ,Piau MG

No final do século XVIII, a famosa Conjuração Mineira fez com que alguns homens envolvidos fossem arduamente perseguidos pela Coroa Portuguesa. Esses homens foragidos (dentre eles estava Francisco José da Silva, tio de Tiradentes) buscavam novos lugares para uma nova vida.
O lugar encontrado era caracterizado por uma vasta floresta, banhada por um rio que nasce na Serra da Manteigueira. Posteriormente os novos moradores deram o nome de Rio Piau, devido a grande quantidade dessa espécie de peixe.
Uma vez fixado nas terras, começam também as atividades agrícolas, constituindo-se então o arraial. Logo mais, construíram a primeira capela em homenagem a Divino Espírito Santo. Dessa forma o povoado passou a se chamar Divino Espírito Santo de Piau. No local da antiga capela, existe hoje a Matriz do Divino Espírito Santo, considerada uma das igrejas mais belas da Zona da Mata.


 ANO: 1868
Forania: SÃO VICENTE 
Rua Constança de Castro, 102 - Centro

Parque da Lajinha


PARQUE DA LAJINHA
O Parque Natural Municipal da Lajinha, inaugurado em 1983, está localizado a sudoeste do centro da cidade, na entrada de Juiz de Fora, na direção da BR 040, sendo um cartão de visita da cidade. Possui uma área de aproximadamente 867.000 m² , distribuídas em áreas de mata nativa, trilhas, lago, jardins e passeios, onde podemos sentir a natureza em toda sua extensão.
O Parque Natural Municipal da Lajinha, assim denominado pelo Decreto n.º 11.266 de 10 de julho de 2012, ocupa a área da antiga Fazenda da Lajinha, havida por desapropriação pela Prefeitura de Juiz de Fora em 1978.

A Floresta Nativa do Parque Natural Municipal da Lajinha é uma das áreas remanescentes da Mata Atlântica do município que abriga um tipo de vegetação caracterizada como Floresta Estacional Semidecidual Montana. No passado era uma Mata maior contígua e formada pelas matas do Campus Universitário, Fazenda Santa Cândida e Mata do Imperador. A fauna é constituída, predominantemente, por aves, peixes, mamíferos de pequeno e médio porte, répteis e artrópodes.


Localizado na Av. Deusdedith Salgado, s/n - Teixeiras, Juiz de Fora/MG.
Horário de funcionamento: 08:00 - 17:00h.

Informações da Foto:
Câmera: Nikon 5100  -  1/750s
Distância focal: 50mm  -  f/2.8
ISO: 200

Foto tirada por Edilaine Baresi de Souza, no dia 02 de outubro de 2016.


PARQUE DA LAJINHA 
No local onde atualmente funciona o Parque da Lajinha, se localizava a Fazenda da Lajinha, pertencente à família dos Lajes. O Parque fundado em 1982, possui uma área de aproximadamente 43 hectares, que abriga cachoeiras, trilhas, jardins, gramados e lagos, chamando atenção para o turismo ecológico na cidade.
O Parque da Lajinha conta com coreto, bondes, quiosques, campo de futebol, viveiro de plantas e atrativos naturais para o lazer ativo e contemplativo como: lago, cachoeiras, trilhas e jardins e uma floresta remanescente de Mata Atlântica.
Em 2003 foi criado o CEDAM: Centro de Educação Ambiental cujo principal objetivo é a educação e preservação ambiental, além de pesquisas de animais em extinção.
O Parque da Lajinha encontra-se no momento fechado para revitalização, devendo ser reaberto em setembro de 2012.

Localização: Av. Deusdedith Salgado, s/n - Teixeiras, no trevo do cruzamento para o Aeroporto e a BR-040.
Horário de visitação: diariamente das 08h às 18h.

Publicado por Danielle C. de Paula

Parque Mariano Procópio


PARQUE MARIANO PROCÓPIO
O Parque Mariano Procópio foi construído em 1861 pelo empreendedor Mariano Procópio Ferreira Lage. O projeto paisagístico é atribuído ao arquiteto francês Auguste Glaziou que esteve nesta época no Brasil, a convite de D. Pedro II, para planejar diversos jardins do império.
Pesquisas atuais confirmam os traçados de sua arquitetura pela ideia de multiplicidade revelada na presença de lago com ilhas e canal, bambus na ilha central, caminhos com linhas curvas, pontes, gruta e jardins simétricos.
Alfredo Ferreira Lage, filho de Mariano, herdou todo este patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental. No fim de sua vida, doou ao povo de Juiz de Fora, entregando o patrimônio à Prefeitura Municipal em 1934.
Situado na rua: Mariano Procópio, 1.100 – Bairro: Mariano Procópio – Juiz de Fora/MG
Horário de funcionamento: terça a domingo, de 08:00 às 17:00h
Foto tirada no dia 16 de outubro de 2016, por Elizabete Baresi Dias.

Avenida Rio Branco

Transito lento na Avenida Rio Branco, localizada na região central de Juiz de Fora. Foto tirada por Aline Aparecida Bechtlufft Almada no dia 08 de novembro as 15 horas.

Igreja São Mateus



Igreja São Mateus, localizada na rua São Mateus 629. Foto tirada em 11 de novembro por Melina Almeida Corrêa Netto

Paróquia São Pedro

A Paróquia de São Pedro, foi fundada em 1885 por redentoristas, e ela fica localizados na Av. Senhor dos Passos, nº 1592 no Bairro São Pedro em Juiz de Fora - MG, temos São Pedro como padroeiro de nossa Paróquia.
 São Pedro foi um dos Doze Apóstolos de Cristo, e a quem Jesus confiou a missão de fundar sua Igreja.

Foto tirada por Ludmilla Simião em 06 de Novembro de 2016
ás 15:00 hs

Cine theatro Central


                                                Foto tirada em Julho 2016
Cine theatro central em Juiz de dora localizado no centro. Foi inaugurado em  30 de março de 1929,
A história registra o funcionamento de vários teatros em Juiz de Fora no século XIX. A princípio, eram toscos tablados armados em terrenos livres,palcos de apresentações mambembes.Logo vêem-se iniciativas de lideranças locais para proporcionar melhores instalações ao espectador. Em 1889, os irmãos Ferreira Lage, filhos do pioneiro Mariano Procópio, inauguraram o Teatro Juiz de Fora, que por pouco tempo foi chamado Teatro Novelli, em homenagem a um ator italiano que por lá se apresentou. De todos era o melhor, com suas cadeiras douradas e foyer com espelhos de cristal, mas ainda pequeno e aquém das ambições culturais da cidade, somente 40 anos depois, com estes espaços já desaparecidos, Juiz de Fora ganharia seu teatro definitivo, o Cine-Theatro Central.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO                                                                                                             Foto tirada em 09-11-2016                                                                                                                         Pertencente à paróquia de Nossa Senhora das Mercês, localizada em Engenho Novo, distrito de Mar de Espanha. Construída em homenagem a São Sebastião, pelos primeiros moradores da comunidade. Foram colonizadores italianos que trouxeram a imagem e em a devoção inicio-se a construção da capela contribuindo também para o aumento da comunidade. JULIANA FERREIRA

Cachoeira do Azeite em Piedade do Rio Grande-MG


Localizada a 12 km da sede do município de Piedade do Rio Grande-MG, de fácil acesso, possui beleza natural, com vários poços para nadar com temperatura ideal para os dias mais quentes além de uma paisagem simplesmente perfeita.

Foto tirada por Fernanda Soares.

Museu Ferroviário



O Museu Ferroviário é uma grande conquista para a memória de Juiz de Fora. Seu acervo, exposto de forma dinâmica e moderna, é um recurso pedagógico para as escolas e uma atração turística em um ponto privilegiado – o conjunto arquitetônico da Praça da Estação. O Museu Ferroviário de Juiz de Fora, funciona na antiga sede da Estrada de Ferro Leopoldina, que foi construída para substituir a primeira estação, inaugurada no final do século XIX.
O local foi assumido pela Prefeitura de Juiz de Fora em 1999, passando por ampla reforma e sendo reaberto como museu em agosto de 2003.
Na área externa do museu, são apresentadas duas locomotivas a vapor usadas pela Estrada de Ferro Leopoldina.
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, de 9h às 17h
Av. Brasil, 2001. Juiz de Fora, Minas Gerais - (32) 3690- 7055
Foto tirada em 09/11/2016

Discente: Gislaine de Souza Silva

Praça Padre Geraldo Pelzers


Praça Padre Geraldo Pelzers, situada no bairro Santa Luzia (zona sul de Juiz de Fora) entre a av. Santa Luzia e a Rua Porto das Flores, importantes corredores de bairro. A praça é o único espaço público da região destinado ao lazer, a atividades culturais e à prática de esportes.

Foto tirada em outubro de 2016

Aluna: Rhanna Karoliny do N. Mendes

Local: Bairro Santa Rita de Cassia
Foto: 28/10/2016 ás 14h53min
Por: Lara Hungria Pinto

Parque Halfeld


Segundo o Wikipédia, o terreno onde se localiza o parque pertencia ao engenheiro Henrique Halfeld sendo adquirido pela câmara em 1854 por mil réis. Conhecido originalmente como Largo Municipal e posteriormente Jardim Municipal, o local era, até 1879, descuidado, servindo para a armação de espetáculos circenses, cavalhadas e outras formas de entretenimento itinerante. Naquele ano, sob indicação do dr. Marcelino de Assis Tostes, teve início o ajardinamento da praça, com a planta ficando a cargo do arquiteto Miguel Antônio Lallemant e as obras confiadas a Julio Monfá e André Alfeld. Concluída a reforma em 1880, uma comissão de vereadores e engenheiros constatou várias falhas em sua execução.
Em 1901, o Coronel Francisco Mariano Halfeld (filho de Henrique) contratou a empresa Pantaleon Arcuri e Spinelli e pagou do próprio bolso a quantia de vinte e seis contos de réis para uma nova reforma do jardim municipal, que recebeu em sua homenagem, através da Resolução n° 472, de 31 de julho daquele ano, a denominação de Praça Coronel Halfeld. 
Havendo tanta beleza, é um descuido não parar para admirar as maravilhas da natureza que ali estão

Foto tirada por: Poliana Polcaro - 09/11/2016

EMEC (ENCONTRO DE MOCIDADES DA CASA ESPÍRITA)

FOTO : TIRADA  EM 23\10\16
LOCAL: CASA ESPÍRITA RUA SAMPAIO N° 415
EVENTO : EMEC FOI UM ENCONTRO DE JOVENS DA CASA ESPÍRITA E OUTRAS MOCIDADES DE OUTRO CENTRO ESPÍRITA ,COM O TEMA :E AGORA ,POR QUE TE DETÉNS?

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Igreja de São José do Botanágua


O decreto da criação da paróquia de São José da Avenida Sete foi exarado em vinte e cinco de setembro de 1932, desmembrando-a da paróquia da catedral, localizada na Av. Sete de Setembro, 288, Costa Carvalho - Juiz de Fora.
Foto tirada dia 06/11/2016 aproximadamente ás 22:00 hrs.
Letícia Pereira Machado

TEMPLO DE CAMPINAS-SP


O Templo de Campinas é um templo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. É o 111º templo da Igreja em funcionamento. O templo localiza-se na rua James Esdras Faust, bairro de Notre DameSousasCampinasSão PauloBrasil.

O Templo Mórmon foi aberto ao público de 20 de abril a 11 de maio de 2002. Dezenas de milhares de pessoas puderam conhecer o templo e saber mais sobre sua importância para a religião. O presidente da Igreja, Gordon B. Hinckley, dedicou o templo de Campinas em 17 de maio de 2002.


Tirei esta foto em 11/10/2016 no período da manhã.

Aluna: Lauren Lopes de Carvalho.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Parque Hafeld



 O Parque Hafeld foi construído no século XIX,  a partir de um projeto do engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld, por isso o nome HAFELD como homenagem.

O parque  chama atenção por estar bem na área Central da cidade de Juiz de Fora e por obter grande área verde, serve como ponto de encontro de amigos, local de discursos políticos e religiosos, parada obrigatória para os casais apaixonados, área de lazer para crianças e idosos.
Foto tirada por : Raissa Monteiro
Data: 23/10/16
 

Cine Teatro Central




" O ponto de partida para a construção do cineteatro foi a fundação da "Companhia Central de Diversões" em junho de 1927, pela sociedade formada por Químico Correia, Francisco Campos Valadares, Diogo Rocha e Gomes Nogueira. A escolha do local foi entre as ruas São João e Califórnia (hoje Halfeld), onde se situava o teatro Polytheama, demolido para ceder lugar ao Central.
As obras duraram um ano e quatro meses, e a inauguração finalmente ocorreu em 30 de março de 1929.
O prédio foi tombado pelo IPHAN em 1994. No mesmo ano, passou a ser administrado pela Universidade Federal de Juiz de Fora que, com recursos do Ministério da Educação, promoveu ampla reforma no Cine-Theatro, reabrindo suas portas ao público"
Foto tirada em : 05/11/2016
Marilene Silva Figueredo

Igreja Catedral Metropolitana de Juiz de Fora



" A primeira capela de Santo Antônio, origem remota da Catedral, teria existido no Morro da Boiada e pouco tempo depois, desmoronado. Em 1741, uma segunda capela foi construída no mesmo local (fazenda de Antônio Vidal). Já em 1812, com a venda da propriedade, o novo dono, Antônio Dias Tostes, pediu autorização ao Governo do Império para transferir a capela para outro local.
A autorização da construção foi dada em 1844 e três anos depois, passou a funcionar em frente à Estrada Geral (hoje, avenida Barão do Rio Branco). O espaço tinha cerca de 100m de extensão. No mesmo local construiu-se o primeiro cemitério.
Catedral Metropolitana de Juiz de Fora é um templo católico localizado no centro da cidade de Juiz de Fora. É sede da Arquidiocese de Juiz de Fora, cuja jurisdição abrange 37 municípios da Zona da Mata Mineira, e templo oficial do Arcebispo MetropolitanoDom Gil Antônio Moreira, onde são realizados os principais e mais solenes eventos e celebrações da Igreja Católica da região. "
Foto tirada em : 05/11/2016
Ariane Lucas da Silva

Matriz de Nossa Senhora das Mercês

Foto

Tirada em: 13/08/2016
Construída em: 1882
Praça Doutor Castellões, 79-137, Mercês - MG, 36190-000

Gabriela Barbosa da Silva

Morro do Cristo - Juiz de Fora



Inicialmente era chamado de Morro da Liberdade e seu nome oficial é Morro do Redentor, mas, popularmente é mais conhecido como Morro do Cristo. Está a 930 m de altitude, e é um dos pontos mais altos da cidade sendo uma das mais belas vistas panorâmicas de Juiz de Fora.

O nome Morro do Imperador originou-se em 1861, ocasião em que D. Pedro II subiu as encostas para apreciar o céu e a vista da cidade.

Em 8 de julho de 1906 foi inaugurado o monumento idealizado por Francisco Baptista de Oliveira, em homenagem ao Cristo Redentor. Considerado o primeiro da América do Sul, foi construído pela Companhia Pantaleone Arcuri e Spinelli, possuindo o monumento 25 metros de altura e a imagem, encomendada a Maison Raffe, de Paris, 3,75 metros de altura.

O Monumento ao Cristo Redentor foi tombado em 24 de maio de 1990 pelo decreto n° 4312/90.

O mirante Salles de Oliveira foi construído no final da década 60 e inaugurado em 31 de março de 1970, pelo então prefeito de Juiz de Fora Itamar Franco.

No Morro do Imperador existiu também uma torre helicoidal, inaugurada em 1964, era considerada a 1ª do tipo na América do Sul e serviu durante 15 anos à TV Industrial. Apenas a base da torre foi preservada e pode ser vista atualmente. Hoje em dia, o Morro do Imperador é utilizado por pessoas que gostam de praticar esportes em contato com a natureza. O montanhismo, a caminhada e o ciclismo pelas trilhas são praticados frequentemente.

Juliana Cristina Bargioana

Praça Antônio Carlos - Juiz de Fora



A implantação da Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas e da Companhia Mineira de Eletricidade favoreceram a criação de um dos últimos largos históricos de Juiz de Fora: a Praça Antônio Carlos. Com o aterro de parte do rio Paraibuna, foi construída na área a Alfândega Ferroviária do Estado, consolidando a força do largo. A área era apontada como excelente para a implantação de indústrias, por causa da facilidade do fornecimento de energia elétrica e da proximidade com a estação ferroviária. A praça do Canhão, como também é conhecida, foi ganhando novos ares com as instalações da Quarta Região Militar. A sede da Companhia Mineira de Eletricidade, hoje Castelinho da Cemig, e o antigo presídio, transformado em escola em 1930, fizeram da praça um ponto de referência em Juiz de Fora.

Valdir Fabiano Carvalho Fernandes

domingo, 6 de novembro de 2016

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Avenida Dr. Júlio Prestes - Ponte Alta, Aparecida - SP, 12570-000

"A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, é um templo religioso católico localizado no município brasileiro de Aparecida, no interior do estado de São Paulo. É o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo. Foi solenemente sagrada em 4 de julho de 1980, pelo papa João Paulo II, quando ele visitou o Brasil pela primeira vez. Em outra de suas visitas, passando por Aparecida, abençoou o Santuário e, em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elevou a nova basílica a Santuário Nacional. Localiza-se no centro da cidade, tendo como acesso a "Passarela da Fé", que liga a basílica atual com a antiga, ambas visitadas pelos romeiros.
A pedra fundamental da Basílica Nova foi lançada em 10 de setembro de 1946, mas o início efetivo da construção ocorreu em 11 de novembro de 1955. A primeira missa no local aconteceu no dia 11 de setembro de 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 21 de junho de 1959. As atividades religiosas no Santuário, em definitivo, passaram a ser realizadas a partir do dia 03 de outubro de 1982, quando aconteceu a transladação da Imagem Milagrosa da Antiga Basílica para a Basílica Nova. 
Durante o mês de outubro particularmente no dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, pessoas de todos os cantos do Brasil visitam o Santuário Nacional, momento em que os olhos do mundo se voltam para acompanhar os festejos e a grande manifestação de fé do povo brasileiro. Imagem tirada dia 16/08/2015."

Wessyla Costa Marques.

sábado, 5 de novembro de 2016


Santuário Nossa Senhora das Mercês - Igreja Matriz de Mar de Espanha

"A história do Santuário de Nossa Senhora das Mercês da cidade de Mar de Espanha está estritamente ligada ao aparecimento dos primeiros marcos de arraiais que são os cruzeiros que antepuseram às capelinhas, onde em torno deles surgiram as primeiras casas.
A atual matriz (Santuário) foi construída entre os anos de 1834 e 1840, com acabamento incompleto, era pequena, tinha apenas uma torre com a sacristia à esquerda."

Praça Central de Mar de Espanha - MG

Sulamara Kaiser


quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Taubaté Capital Nacional da Literatura Infantil

Vale do Itaim _ Taubaté _SP 
Considerada a capital nacional da literatura infantil Taubaté é uma tipica cidade do interior de São Paulo e é cidade natal de um dos mais ilustres escritores de literatura infantil José Bento Renato Monteiro Lobato (Monteiro Lobato).
Monteiro  Lobato nasceu em 18 de abril  de 1882 suas  obras eram diretamente direcionadas à crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Pica pau Amarelo (1939).https://pt.wikipedia.org/wiki/Monteiro_Lobato.
UM passeio incrível numa replica perfeita do Sitio do Pica Pau Amarelo, todos os finais de semana aberto ao publico com entrada franca para teatro e  usar a imaginação na casa do sitio, encontrar com os personagens , passear na gruta da Cuca, ver todos os livros do Visconde de Sabugosa  estar na cozinha da Tia Anastácia, sentar a sala e tomar um chá com Dona Benta tomar um susto com Saci Pererê...Além de termos ótimas lembranças ainda temos a oportunidade de engrandecer nossos conhecimentos sabendo um pouco mais das obras de Monteiro Lobato!! Adultos com certeza voltam a serem crianças, encantador o passeio!!
Por  Rosemére Aparecida oliveira Pires Pereira












Além de estar em contato direto com a natureza, é um ótimo passeio para família!

Visite o Facebook e conheça um pouco mas desse fabuloso passeio:https://www.facebook.com/parquedoitaim/?fref=ts




Fotos tiradas em setembro de 2015.
















Taubaté recebe o título de Capital da Literatura Infantil

Cidade natal de Monteiro Lobato abriga o museu de mesmo nome, local onde o autor se inspirou para escrever muitas de suas obras





O museu fica localizado no casarão onde o escritor cresceu / Orlando Segesfedo Bonafé Júnior
O museu fica localizado no casarão onde o escritor cresceu / Orlando Segesfedo Bonafé Júnior

Taubaté, município localizado no Vale do Paraíba, interior de São Paulo
,terra natal de Monteiro Lobato, acaba de receber o título de "Capital Nacional da Literatura Infantil". A Comissão de Educação do Senado aprovou o projeto de lei da Câmara Federal.
Além de homenagear a trajetória profissional do escritor e sua contribuição para a difusão do hábito de leitura entre o público mirim, o título é agora mais um atrativo da cidade paulista que também abriga o Museu Monteiro Lobato, instituição do Governo de São Paulo.
O museu fica localizado no casarão onde o escritor cresceu e se inspirou para criar a série de livros infantis ambientadas no Sítio do Picapau Amarelo.
De acordo com a coordenadora do museu, Maria Cristina Lopes, receber um titulo dessa importância é conquistar um grande aliado na batalha pela preservação da memória do escritor.
Taubaté respira Monteiro Lobato. Com esse reconhecimento, é possível, por meio de leis de incentivo à cultura, viabilizar mais projetos relacionados à literatura nos próximos anos”, explica.
O museu, citado no projeto de lei que deu origem ao título como “um dos locais mais visitados do Brasil”, é também o mais visitado do interior de São Paulo, entre os museus da Secretaria de Estado da Cultura.
Atualmente, também tramita em comissões da Câmara dos Deputados outro projeto de lei relacionado ao escritor, que prevê a inclusão da Semana Monteiro Lobato, de 12 a 18 de abril, no calendário nacional.
Serviço:
Local: Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato
(av. Monteiro Lobato, s/n° - Chácara do Visconde - Taubaté/SP)
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h
Entrada: gratuita

Fonte: Ana Lígia Vasconcellos
 Fonte bibliográfica :http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/turismo/turismo-cultural/taubate-recebe-o-titulo-de-capital-da-literatura-infantil-13160.asp